whats

(14) 98119-86134-2-whatsapp-transparent

anuncie aqui

anuncieaquig 780X132

Scroller Home Clientes

Bloquetes Bauru. Empresa Nota 10 - Calçadas e Reformas

Bloquetes Bauru. Empresa Nota 10 - Calçadas e Reformas

Detalhes...

Michel Augusto - Soluções em Informática

Michel Augusto - Soluções em Informática

Detalhes...

Fisioterapia em Bauru

Fisioterapia em Bauru

Detalhes...

Cirurgiã Dentista - Bauru

Cirurgiã Dentista - Bauru

Detalhes...

Acondicionamento do Lixo Doméstico

Uma prática comum que pode ser percebida em Bauru e em muitas outras cidades é o acondicionamento de lixo doméstico, orgânico, de maneira incorreta, o que propicia o aparecimento de insetos(baratas, mosquito palha da Leishmaniose, inúmeros outros insetos) e roedores que veem ali uma grande oportunidade de conseguir alimento. 

Além do aparecimento destes animais, que podem ser vetores mecânicos de diversas doenças, o mal cheiro que se forma, principalmente com a incidência de sol sobre o lixo, causa muito transtorno para quem reside próximo a este lixo mal acondicionado, comprometendo a saúde de quem colocou o lixo de forma incorreta e de quem nada tem a ver com aquela prática, os vizinhos e pedestres.

Procure acondicionar seu lixo orgânico, seguindo algumas regras essenciais!

* Acondicione seu lixo orgânico em sacos plásticos próprios para este fim e de preferência, sacos reforçados que não corram o rico de rasgarem com o excesso de calor de sol a que são submetidos;

* Evite colocar o lixo no chão ou em alturas que facilitem o acesso de animais que transitam pelas ruas (cães, gatos, cavalos, etc);

* Jamais coloque material perfurocortante nos sacos de lixo orgânico! Você mesmo poderá se machucar e principalmente causar ferimentos graves nos coletores de lixo da prefeitura!

* Jamais coloque junto ao lixo orgânico, material reciclável, seja ele qual for. Plásticos em geral, metais, alumínios, vidros, papelão, etc. Reserve este lixo (que não é lixo) e dê para os catadores de recicláveis ou procure saber na Prefeitura, qual o dia que a coleta seletiva de lixo passa em sua rua. Lixo reciclável junto ao lixo orgânico só serve para aumentar o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, poluir o planeta em que você vive e desperdiçar dinheiro, já que os recicláveis geram renda pra muita gente, sendo de extrema impotância a coleta.

* Jamais jogue no lixo ogânico, lixo eletrônico! Baterias de notebooks, celulares, pilhas comuns, etc. Procure saber junto à Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade onde você pode descartar este lixo tão poluente e perigoso à saúde.

* Nunca coloque seu lixo orgânico em caixas de papelão (elas são recicláveis, lembra?) pois o coletor não irá levar. Seu lixo se acumulará gerando a proliferação de animais causadores de doenças. 

E uma das dicas mais importantes. Você provavelmente sabe os dias da semana que o caminhão coletor passa na sua rua, certo? Se não sabe, procure saber. Só leve seu lixo, corretamente acondicionado, para fora da sua residência, exatamente nos dias em que os coletores passam. Se possível, leve seu lixo para fora poucas horas antes dos coletores passarem! Isso evita que animais e até catadores de recicláveis mexam e rasguem seu lixo, a procura de recicláveis, ou em busca de alimento, no caso de cães e outros animais.

Se você possui lixo não orgânico e não reciclável, como sofás velhos, pias e lavatórios quebrados, madeiras velhas,   e outros lixos de grande porte, jamais coloque isso nas calçadas, pensando que um dia, passará alguém ou a prefeitura e levará aquilo embora! A calçada tem outra função, a de permitir o transporte de pedestres com segurança. Não é depósito de lixo. Informe-se na prefeitura como você poderia se livrar deste tipo de lixo.

Autor: Eduardo Fassina - Biólogo - Bauru/SP